A Controladoria
Um dos pontos que podem contribuir significativamente para a empresa é a designação de uma pessoa específica para os objetivos e atividades a serem executadas pelo setor de Controladoria, que contribuirão para melhorar e analisar o modelo de custeio proposto.
A controladoria tem a missão de zelar pela continuidade da empresa, assegurando a otimização do resultado global, definir um modelo de gestão de acordo com a visão estratégica da empresa, focar nos resultados econômicos e financeiros, e definir o melhor caminho visando a lucratividade.
Os objetivos da Controladoria estão associados ao desenvolvimento do Planejamento Estratégico e Planejamento Orçamentário da empresa.
O setor deve centralizar as informações operacionais, financeiras e contábeis, desenvolvendo estudos para tomada de decisão e monitorar e orientar os controles, dando retorno para os setores da empresa.
As atribuições relacionadas com as atividades da controladoria são:
- Implantação e supervisão do plano orçamentário e contábil (produção, rendimento e preços).
- Preparação de relatórios financeiros e estudos de viabilidade de projetos.
- Compilação das informações e sugestão de melhorias contínuas.
- Construção de estatísticas para tomada de decisão.
- Fixação de procedimento padrão em processos internos através do bom desempenho.
- Manutenção de todos os contratos celebrados pela empresa com terceiros.
- Aprovação do pagamento de comum acordo com a tesouraria.
- Fechamentos da apuração de custos.
O Controller
Quanto ao perfil do Controller, também deve haver algumas atribuições, como garantir que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo, não sendo de sua responsabilidade a sua elaboração, mas sim sua compilação, síntese e análise.
Os principais relatórios gerenciais não devem ser compilados nas áreas, mas sim pela Controladoria. Isso porque ela tem visão imparcial, evitando tendência de números sempre positivos, pois dificilmente uma área irá se avaliar mal.
A Controladoria e a Tecnologia da Informação também são áreas que devem se complementar, pois qualquer melhoria sugerida pode agilizar o andamento e apuração de atividades, dificultando o aparecimento de problemas.
Para isso, é importante que as duas áreas possibilitem melhoria contínua dos sistemas de informação, gerando relatórios em tempo real para tomada de decisão, agilidade na identificação de problemas, garantia da consistência das informações e do uso correto de softwares e sistemas.
Espero que esse artigo possa fazer você compreender a importância da controladoria nas empresas.
Sobre o Autor:
Peres Jean Coturi
Fundador da Custec – Tecnologia para Gestão de Custos e Resultados. Professor Acadêmico e Consultor, com vasta experiência em Implantação de Controladoria e soluções de Business Intelligence e Analytics.
Graduado em Administração de Empresa; MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Finanças pelo Instituto de Ensino Superior de Nova Andradina (IESNA); MBA em Agroenergia pela Esalq-USP; MBA em Data Science e Analytics pela Esalq-USP.