Muitos conhecem o conceito de BI, ou Inteligência de Negócio, que combina várias técnicas de modelagem e apresentação de dados, para apoiar o processo de tomada de decisão. Veja mais detalhes no artigo.

Porém, um conceito que está crescendo no mercado é o BA ou Análise de Negócio. Essa técnica combina, além do BI, várias ferramentas para apoiar a tomada de decisão. Sendo assim, o BA é muito mais amplo que o BI, pois realiza uma análise preditiva de dado, gerando apurações estatísticas e ajudando a explicar informações que o BI não consegue.

BA e BI: principais diferenças

Com o Business Analytics, é possível realizar análises de tendências de cenários sem a necessidade de replicar modelos matemáticos, nesse caso o BA usa algoritmos de cálculo de regressão para isso.

Além disso, as ferramentas de análise de dados do BA podem facilmente utilizar matriz de correlação de dados para realizar simulações e analisar os principais influenciadores de um determinado valor.

No BI, estamos falando de técnicas como:

  • Ferramentas de ETL (Extração, Tratamento e Carregamento);
  • Modelagem de Dados (Star ou Snow Flake);
  • Visão OLAP (Cubo dados);
  • Ferramentas como (Power BI, Tableau, Qlik, etc…).

Quando falamos de BA, estamos falando de técnicas como:

  • Machine Learning (aprendizado de máquina);
  • Análise Preditiva de dados (técnicas estatísticas de correlação de dados);
  • Big Data (Dados organizados em Clusters);
  • Ferramentas como (@Risk, Liguagem R, Python, DataMelti, SPSS).

Ou seja, o Business Intelligence ajuda a evidenciar os dados e apresentá-los através gráficos ou tabelas organizadas. Já o Business Analytics procura entender as informações e gerar insights para facilitar o processo de análise.

Business Analytics: evolução das análises

Ambos consistem em formas de analisar dados da empresa para respaldar decisões estratégicas em negócios. Sendo assim, a diferença entre eles é tênue, mas ajuda a compreender a evolução das metodologias de análise de dados e como isso pode se refletir no futuro das empresas.

Por fim, é importante a aplicação correta das ferramentas de BI e BA por profissionais experientes. Afinal, o processo de tomada de decisão só se torna eficiente, quando apoiado por ferramentas bem modeladas e com a metodologia corretamente implementada.

Sobre o Autor:

Peres Jean Coturi

Fundador da Custec – Tecnologia para Gestão de Custos e Resultados. Professor Acadêmico e Consultor, com vasta experiência em Implantação de Controladoria e soluções de Business Intelligence e Analytics.

Graduado em Administração de Empresa; MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Finanças pelo Instituto de Ensino Superior de Nova Andradina (IESNA); MBA em Agroenergia pela Esalq-USP; MBA em Data Science e Analytics pela Esalq-USP.