Análise de Sensibilidade

Existe um método muito interessante para avaliar os resultados e descobrir quais as variáveis são mais importantes do negócio – A análise de sensibilidade!

A análise de sensibilidade consiste em uma técnica que envolve o exame dos valores presumidos dos parâmetros de um orçamento ou plano de resultados. E, além disso, permite a determinação do efeito provável de alterações desses valores sobre alguma variável ou algum índice do plano.

Em outras palavras, existe a viabilidade de realizar um modelo que possa apoiar na identificação das variáveis pelo seu grau de maior relevância.

Como fazer a análise de sensibilidade para minha empresa?

Para construir esse modelo primeiramente faz-se necessário modelar os centros e recursos a serem estudados. Todos esses itens são listados, valorizados e levantados conforme os coeficientes dos custos variáveis.

Através de uma modelagem mais complexa é possível associar a prestação de serviços de um centro para o outro.

Várias técnicas desenvolvidas até o momento pelas empresas foram mapear algumas dessas variáveis destacando-as de antemão em sua apuração de custo. Portanto, por intermédio da análise de sensibilidade é possível definir um modelo que priorize as principais variáveis existentes dentro das organizações, colocando-as em evidência dentro da gestão de custos, as quais afetam a composição do custo final.

Após a apuração de custos efetuados conforme os critérios estabelecidos em um modelo devidamente estruturado constitui-se a capacidade de determinar o valor de cada produto-primário referente a uma empresa.

O primeiro passo é dispor um modelo dinâmico que permita refazer o custeio, dentro desse modelo é refeito várias vezes os cálculos modificando todas as variáveis de produção, coeficientes e preços. Conforme a imagem abaixo:

Todos os resultados possíveis são coletados de acordo com o percentual modificado e o impacto nos resultados avaliados, tal análise mostra um range de dados que permitem identificar quais as variáveis modificadas exerceram os maiores impactos. Como ilustrado no gráfico a seguir:

Confeccionar a modelagem manualmente tornar-se muito complexo para coletar todos os resultados gerados, porém por meio de um software estatístico há a possibilidade de avaliar todas as variáveis simultaneamente.

O gráfico abaixo ilustra o comportamento das variáveis de input que foram simuladas, gerando sua sensibilidade aos resultados coletados, ou seja, são considerados as variáveis mais importantes nesse modelo de decisão.

E a partir de então, a empresa dispõe a capacidade de identificar onde deve ser priorizado os maiores controles e os KPI (Key Performance Indicator – Indicadores-Chave de Desempenho) para reduzir os gargalos operacionais e financeiros.

Você consegue saber mais sobre KPI aqui.

Sobre o Autor:

Peres Jean Coturi

Fundador da Custec – Tecnologia para Gestão de Custos e Resultados. Professor Acadêmico e Consultor, com vasta experiência em Implantação de Controladoria e soluções de Business Intelligence e Analytics.

Graduado em Administração de Empresa; MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Finanças pelo Instituto de Ensino Superior de Nova Andradina (IESNA); MBA em Agroenergia pela Esalq-USP; MBA em Data Science e Analytics pela Esalq-USP.