1. Conhecendo o problema
Um problema é todo resultado indesejável de um processo, como por exemplo:
- Um desvio ou não atendimento as características de qualidade de um produto.
- Uma situação com probabilidade ou ocorrência de acidente.
- Uma situação que gere esforços excessivos ou insatisfação das pessoas.
- Uma situação que onere os custos do processo.
- Falhas ou defeitos que se repetem em máquinas e equipamentos.
- Dificuldade para execução de um processo.
- Impossibilidade de manutenção dos cinco sensos nas áreas.
- Possibilidade de interação com o meio ambiente de forma a impactá-lo.
- E outros.
2. Definição de melhoria de processo
Abrange qualquer alteração que proporcione ganho de qualidade, produtividade, volume de produção, redução de custos, conforto e segurança. Segue alguns exemplos:
- Layout.
- Eliminação de tarefa desnecessária.
- Adaptação na máquina/equipamento.
- Aperfeiçoamento da iluminação.
- Redução de ruídos.
- Melhoria na postura do operador.
- Segurança coletiva ou individual.
- Diminuição de resíduos ou desperdícios.
- Aumento no conforto dos funcionários.
- E outros.
3. Desenvolver um projeto:
a) Para desenvolver um projeto: escolha o problema.
b) Para resolver o problema: você deve utilizar uma ferramenta da gestão de qualidade que chamamos de PDCA.
PLAN -> DO -> CHECK -> ACT
PLANEJAR -> EXECUTAR -> CHECAR -> AGIR
- PLAN: Planejar as atividades que deverão ser realizadas depois de definir as causas do problema.
- DO: Fazer as atividades planejadas com ações que garantem qualidade (por a mão na massa).
- CHECK: Checar a fidelidade das atividades executadas mediante as ações planejadas.
- ACT: Agir sobre o resultado diferente do plano de ação, recorrendo à medida de ajustes, caso contrário apenas seguir o padrão estabelecido.
O conceito do ciclo PDCA evoluiu ao longo dos anos vinculando-se também com a ideia de que, uma organização qualquer, encarregada de atingir um determinado objetivo, necessita planejar e controlar as atividades a ela relacionadas.
Não há previsão do fim do ciclo, a cada ciclo finalizado inicia-se outro ciclo novamente até a empresa identificar o melhor padrão de qualidade, e a partir disso, aprimorar sempre seus processos.
No entanto, com uma concorrência mais acirrada e consumidores cada vez mais exigente, as empresas estão tomando consciência da importância da gestão da qualidade e procuram a implantação de ferramentas para manter-se no mercado.
Em sumo, o PDCA é uma das ferramentas mais aplicadas por apresentar uma estruturação simples e clara a ser seguida, além de unir conceitos administrativos com etapas bem definidas e de fácil compreensão pelos gestores.
Esperamos que este artigo sirva de apoio para você alavancar seus objetivos e resultados.
Sobre o Autor:
Peres Jean Coturi
Fundador da Custec – Tecnologia para Gestão de Custos e Resultados. Professor Acadêmico e Consultor, com vasta experiência em Implantação de Controladoria e soluções de Business Intelligence e Analytics.
Graduado em Administração de Empresa; MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Finanças pelo Instituto de Ensino Superior de Nova Andradina (IESNA); MBA em Agroenergia pela Esalq-USP; MBA em Data Science e Analytics pela Esalq-USP.