O que são KPIs?
Os Indicadores-Chave de Desempenho, também conhecidos como KPIs – Key Performance Indicators, são ferramentas de gestão usados para verificar o nível de desempenho ou de sucesso de uma organização em uma meta específica ou geral, contribuindo para o acompanhamento de forma sistemática dos objetivos, a fim de que os gestores possam verificar se estão no caminho certo.
Em geral, agem como um conjunto de indicadores que medem a performance de uma organização em suas áreas de atuação. Funcionam como um meio de comunicação interno (quando voltado à gestão), onde veiculam-se dados com o objetivo da descoberta de quais são as etapas menos produtivas de uma cadeia de serviços internos e externos e tornam-se fundamentais para ganhar maior competitividade no mercado.
Eles podem representar diversos objetivos, alguns exemplos são:
- Grau de desempenho – Ex: Indicador de Lucratividade, Ticket Médio, Índice de turnover etc.
- Grau de satisfação dos clientes – Ex: Taxa de conversão, Taxa de abandono, Índice de Fidelidade etc.
- Qualidade de vida dos funcionários – Ex: Índice de Satisfação de Funcionários, Índice de Absenteísmo etc.
- Resultados – Ex: Orçamento, Rentabilidade, Margem de contribuição total etc.
- Controle de Manutenção – Ex: Tempo médio de reparo, Tempo médio entre falhas, Confiabilidade etc.
- E outros.
Lembrando que cada organização deve buscar indicadores para auxiliar na gestão do seu negócio, mantendo-os atualizados permitindo um acompanhamento real de suas informações. O qual resulta em um melhor fluxo de informações capazes de orientar a tomada de decisão, atribuindo a estas maior assertividade e qualidade.
De forma resumida, para começar a usar os KPIs o gestor de uma organização deve trabalhar previamente para definir objetivos, metas a serem alcançadas, os meios para se alcançar estes objetivos e metas e principalmente a forma de acompanhamento destas informações – planilhas, dashboards ou softwares.
Qual o diferencial dos KPIs na gestão?
Como vimos até aqui os KPIs nada mais são do que ferramentas para o auxílio da gestão de uma organização. Eles trazem dados concretos sobre o desempenho do negócio e não são baseadas em suposições, são dotados de previsibilidade elemento essencial quando falamos em gestão e em qualquer área.
Os KPIs podem se tornar uma peça-chave para o negócio, que há tempos tem se mostrado cada vez mais desafiador, principalmente com o advento da recessão, instabilidade econômica e alta do dólar que atinge principalmente a importação de insumos de produção.
Portanto, o acesso a informações concisas, fundadas, e de qualidade torna-se necessário para controlar e medir um dos maiores “mandatários” de uma organização.
Ter o conhecimento de onde reduzir, onde investir, encontrar gargalos, cortar desperdícios ou até mesmo atividades inviáveis são tarefas primordiais ao setor de custos, tornando-se então, essencial para garantir o crescimento e em alguns casos até mesmo a sobrevivência de uma organização.
Sobre o Autor:
Peres Jean Coturi
Fundador da Custec – Tecnologia para Gestão de Custos e Resultados. Professor Acadêmico e Consultor, com vasta experiência em Implantação de Controladoria e soluções de Business Intelligence e Analytics.
Graduado em Administração de Empresa; MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Finanças pelo Instituto de Ensino Superior de Nova Andradina (IESNA); MBA em Agroenergia pela Esalq-USP; MBA em Data Science e Analytics pela Esalq-USP.